Você sabe o que é alopecia? Essa é uma dúvida e uma preocupação que surgem na mente de muitas mulheres que sentem que estão com uma queda de cabelo excessiva. Afinal, o cabelo mexe com a autoestima do público feminino, não é mesmo?
Por isso, só de pensar em problemas ou alguma condição, como a alopécia, que possam afetar o couro cabeludo, surge uma certa preocupação.
Porém, caso seja diagnosticada, saiba que enquanto enfrenta essa situação e começa o tratamento, é possível buscar algumas alternativas, como o aplique tic tac.
De toda forma, a alopecia é um distúrbio que pode ser definitivo ou transitório, e possui graus variados. Quer saber mais sobre essa condição?
Então confira esse conteúdo exclusivo que a Mojo preparou para você entender os sintomas e cuidados com esse distúrbio. Boa leitura!
Afinal, o que é alopecia?
Em primeiro lugar, é necessário saber que alopecia é uma queda de cabelo em grande quantidade. Esse distúrbio pode ocorrer em diversas partes do corpo, no entanto é mais comum na cabeça.
Essa queda excessiva resulta em “buracos” no couro cabeludo, causando uma situação de calvície na pessoa. Falamos “pessoa” porque esse distúrbio pode afetar os dois gêneros, tanto homens quanto mulheres.
Em alguns casos, a alopecia possui níveis mais amenos, que não incomodam, porém, há situações em que o problema é mais grave. Dessa forma, acaba causando desconforto com a estética.
Contudo, existem tratamentos para algumas situações ou mesmo casos em que ela pode ser revertida com métodos e técnicas, isso, claro, com o acompanhamento de um profissional dermatologista.
Portanto, continue com a Mojo e confira mais detalhes sobre tipos, sintomas e tratamento para alopecia.
O que causa alopecia?
A princípio, compreenda que existem várias causas para acontecer o distúrbio de alopecia feminina. Entre algumas dessas causas estão:
- Situações de estresse;
- Uso inadequado de produtos químicos;
- Lúpus eritematoso sistêmico;
- Micose no couro cabeludo;
- Uso de medicamentos;
- Doenças como, Sífilis secundária, Líquen plano; hipotireoidismo, hipertireoidismo;
- Falta de ferro, proteínas, zinco e biotina.
A alopecia também ocorre de maneira temporária em pessoas que estão em tratamento quimioterápico contra o câncer. Nessa situação ela acontece por causa do medicamento, que afeta as células responsáveis pela formação do bulbo de cabelos.
Além disso, casos de variações hormonais, como, menopausa e período puerpério, também podem causar alopecia. De toda forma, para saber o diagnóstico da causa da alopecia, é necessário visitar um profissional dermatologista.
Entenda melhor quais são os tipos de alopecia e suas diferenças
Existe mais de um tipo de alopecia? A resposta é sim! Para se ter uma ideia, a situação varia conforme o nível da queda do cabelo e como esses fios são afetados. Portanto, veja abaixo os tipos de alopecia e conheça as particularidades de cada uma delas:
- Alopecia seborréica: ocorre por causa de doenças de pele, como por exemplo a dermatite. Normalmente esse tipo é tratado com a utilização de medicamentos;
- Alopecia areata: acontece devido a questões autoimunes e emocionais e, por causa disso, em algumas situações não há como reverter;
- Alopecia total: com esse tipo a queda dos cabelos acontece de forma geral;
- Alopecia frontal fibrosante: ocorre somente com mulheres. Normalmente após passaram pela menopausa;
- Alopecia universal: nesse tipo, caem todos os pelos do corpo e da cabeça;
- Alopecia por tração: aqui, pode acometer pessoas que ficam com cabelo preso, de maneira apertada, por um longo período, de maneira apertada, como coques e tranças. Vale destacar que em algumas situações pode ser irreversíveis;
- Alopecia traumática: Esse tipo de alopecia pode ocorrer devido à alguma pancada ou trauma em alguma região do corpo;
- Alopécia androgenética: Essa condição afeta só os homens porque tem relação à testosterona e outros hormônios do sexo masculino;
- Eflúvio telógeno: Aqui acontece a perda de volume de cabelo. Vale destacar que é o tipo mais comum que ocorre no pós-parto, que afeta mulheres no puerpério.
Veja os sintomas da alopecia
Como saber se tenho alopecia? O principal sintoma de alopecia é a queda de mais de 100 fios de cabelos diariamente. De toda forma, fazer uma análise exata dessa situação é complexa, ainda mais para quem tem um grande volume de cabelo.
Contudo, fique atento se você notar alguma diferença no couro cabeludo ao realizar alguma prática diária. Nesse sentido, se ao pentear o cabelo você observar muitos fios no pente ou arrumar a roupa de cama e encontrar muitos deles na fronha, pode ser um possível diagnóstico de alopecia.
Por isso, ao analisar uma situação como essa de redução drástica de cabelo, é necessário procurar um dermatologista para entender melhor o caso. Consequentemente saberá se o quadro é reversível.
Existe tratamento para alopecia? Saiba mais
A alopecia tem cura? A não ser que seja a alopecia do tipo areata, ela tem cura. Existem algumas formas de tratamento para reverter a situação, como medicamentos, produtos cosméticos, suplementos alimentares, dentre outros itens.
No entanto, não deixe de consultar um dermatologista especialista em saúde dos cabelos, ou seja, os tricologistas. Assim, é possível encontrar técnicas modernas como microperfuração do couro cabeludo e aplicação de luz infravermelho.
De toda forma, durante o tratamento dermatológico, uma excelente alternativa para disfarçar o problema, é utilizar um aplique tic tac humano como o da Mojo, já que métodos fixos de aplicação não são recomendados para pessoas que sofrem de alopecia.
Acontece que a maior parte dos tic tacs que tem a quantidade ideal de cabelos são pesados e não indicados para cabelos frágeis. Contudo, o modelo Invisi tic tac uma metodologia Mojo, que permite um efeito de cabelo cheio, usando um tic tac mais leve e imperceptível.
Além disso, ele pode ser usado até o topo do cabelo de forma discreta, dando volume em locais específicos onde não há mais tanto volume.
Entendeu o que é alopecia? Então conheça A Mojo
Agora você já sabe o que é alopecia e que várias mulheres sofrem com essa condição, não é mesmo? Se esse é o seu caso, ou se você conhece alguém que esteja passando por isso, enquanto o couro cabeludo se recupera, conte com as soluções da Mojo para driblar essas adversidades.
Isso porque, com os apliques de tic tac da Mojo mesclam perfeitamente com o seu cabelo de forma discreta e poderosa.
Além disso, todos os produtos são feitos de 100% cabelos humanos de alta qualidade e você pode utilizar secador, chapinha, babyliss ou secador da mesma forma que usaria no seu.
Então, venha agora mesmo comprar cabelo humano e garanta um cabelo deslumbrante!
E se você gostou desse conteúdo, continue acompanhando mais dicas para um cabelo incrível no Blog da Mojo.